BLOG

O que significa quando um produto é certificado e aprovado pelo Inmetro

O que significa quando um produto é certificado e aprovado pelo Inmetro
24 de Junho de 2020   |   Informativo

Buscar formas de aumentar o conforto em casa e aliviar o estresse é investir em qualidade de vida. No entanto, na hora de concretizar o sonho de ter uma banheira de hidromassagem ou spa, é preciso se informar para adquirir um produto de qualidade comprovada.


Uma forma segura de saber se o equipamento está dentro dos padrões de produção e segurança é através do certificado de aprovação do Inmetro.


O certificado de aprovação do Inmetro atesta ao consumidor que o produto se enquadra em todas as normas técnicas e que pode ser usado sem colocá-lo em risco, desde que utilizado de acordo com as instruções do fabricante.


No entanto, nem todas as banheiras de hidromassagem ou spas à venda no mercado tem a certificação do Inmetro.


Diante do preço mais em conta, o consumidor pode ceder à tentação de levar um produto sem o selo de qualidade.


Mas afinal, será que ele é tão importante assim? O que compensa mais na hora da escolha? O que significa essa certificação e qual a diferença prática que ela pode fazer?


O que é Inmetro?


O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, fundado em 1973, é um órgão brasileiro responsável por aferir e garantir a qualidade de determinados produtos e serviços.


Quando a empresa tem o selo do Inmetro, isso significa que executa com fidelidade as políticas de metrologia e de qualidade estabelecidas pela entidade.


A certificação é obrigatória para os produtos que podem representar riscos à saúde e à segurança do consumidor, e caso um deles seja encontrado à venda sem a certificação, a fiscalização pode fazer a apreensão e sujeitar a empresa a penalidades gradativas que podem chegar até ao cancelamento do registro.


No entanto, qualquer empresa pode, voluntariamente, requisitar que seus produtos sejam certificados pelo Inmetro. Dessa forma ela estará oferecendo um diferencial a mais de respeito e confiabilidade para o consumidor.


Certificação do Inmetro é fundamental para sua banheira


Aparelhos domésticos precisam de total segurança em seu manuseio para evitar riscos térmicos, elétricos, mecânicos, de radiação, entre outros.


Por isso, o Inmetro estabeleceu os critérios para o Programa de Avaliação da Conformidade de Aparelhos Eletrodomésticos e Similares, com foco nos requisitos de segurança, pelo mecanismo de certificação, através da Portaria 371 de 29 de dezembro de 2008.


Assim, a certificação para as banheiras de hidromassagem e spas é importante porque demonstra que as mesmas foram submetidos aos testes do Inmetro em relação à sua resistência mecânica, aos riscos de choques elétricos, à tração do motor no fluxo de água e até mesmo em relação ao seu consumo energético.


Caso qualquer um destes elementos não esteja em conformidade com as normas técnicas, a inadequação pode causar acidentes. 


Compensa buscar por produtos certificados


Quando o produto é aprovado no teste e certificado pelo Inmetro, o consumidor tem a certeza de que foi fabricado de acordo com todos os requisitos técnicos estipulados pelo órgão certificador.


Na prática, isso significa que a fabricação envolve componentes de qualidade superior, que podem encarecer o produto, porém trazem o benefício da confiabilidade quanto a procedência, rastreabilidade e segurança na hora do uso. 


Quando o produto não é certificado, não há uma garantia de qualidade do produto ou de seus componentes, e nem de que ele não oferece riscos ao usuário. 



Além de exigir o selo do Inmetro na hora da compra, conte com a ajuda de um consultor especializado, que estará capacitado a fazer uma análise personalizada e identificar os melhores modelos para o seu perfil.


Na Artzzen todas as banheiras e hidromassagens e spas são certificadas e aprovadas pelo Inmetro. Venha conhecer todos os modelos e entre em contato com nossos consultores sem compromisso!

Fonte: Artzzen Spas e Hidromassagem


Compartilhe